9 Dicas para fazer um bom currículo

Quer economizar tempo e ter seu currículo pronto em 5 minutos? Experimente o nosso construtor de currículos. É rápido e fácil de fazer, basta seguir nossas instruções.

O que é um currículo para um trabalho?

Um  currículo  (às vezes escrito  currículo)  é um registro de experiência de trabalho, realizações profissionais, educação, habilidades, certificações e outros detalhes que fazem o caso para o trabalho. Geralmente é o primeiro contato entre uma empresa e um candidato.

O que os EUA e o Canadá chamam de currículo , a maioria do resto do mundo chama um curriculum vitae(CV). A África do Sul, a Índia, a Nova Zelândia e a Austrália tendem a usar os termos currículo e CV de forma intercambiável.

1. Escolha o formato retomar correto

Você não pode simplesmente começar a escrever um currículo, colocando suas informações no modelo de currículo, quer queira quer não.

Em vez disso, primeiro selecione os formatos de resumo padrão:

  • Formato cronológico reverso

Prós : estilo de currículo tradicional, familiar a potenciais empregadores.
Contras : Muito comum, não o formato de design de currículo mais criativo.
Formato de combinação

Prós : Ótimo para profissionais experientes e profissionais que mudam de carreira para destacar habilidades transferíveis.

Contras : incomum, não tão familiar, não recomendado para candidatos a emprego de nível de entrada.

Formato funcional (baseado em habilidades)

Prós : Os caçadores de empregos de nível básico podem enfatizar habilidades por falta de experiência.

Contras : gerentes de RH podem pensar que você está escondendo alguma coisa.

A maioria dos candidatos a emprego provavelmente desejar escolher o modelo de currículo reverso-cronológico :

O currículo cronológico é um formato de currículo tradicional que enfatiza seus deveres, experiência e histórico de trabalho. Você listará suas posições mais recentes primeiro e voltará através de trabalhos anteriores em ordem cronológica inversa a partir daí. Como o formato de resumo padrão, ele tende a ser o mais fácil de ler e digitalizar.

Dica de currículo : Há vários estudos que teorizam as relações entre as sugestões de currículos e a personalidade e a capacidade de cor do candidato, impactando ainda mais os julgamentos de contratação por meio de currículos. Tenha cuidado com as informações que você escolhe incluir!


2.  Adicione suas informações de contato e detalhes pessoais

Um diplomata de carreira sabe que informação deve ser dada e qual deve ser retida
Da mesma forma, em uma ótima seção de informações de contato de currículo, há itens que você deve incluir, detalhes pessoais que são recomendados e alguns dados que você deve deixar de fora:

  • Informações de contato necessárias:

Nome : Primeiro nome, sobrenome (nome do meio opcional).
Número de telefone : telefone celular pessoal preferido sobre o número de telefone residencial.
Endereço de e-mail : os meios de comunicação preferidos de hoje.

  • Informações de contato recomendadas

URL do LinkedIn : Como é a plataforma preferida dos profissionais, inclua o URL do perfil do LinkedIn para ter uma ideia melhor do que você tem para oferecer profissionalmente.

  • Informações de contato opcionais

Endereço para correspondência : Parece old-school, mas muitos empregadores ainda enviam ofertas e cartas de rejeição via correio tradicional. Além disso, trabalhos que preferem candidatos locais podem preferir candidatos de locais específicos.

Título : Breve título profissional ou declaração de marca, como um slogan ou um status licenciado.

Mídia Social : Adicione somente se eles estiverem relacionados ao trabalho. Você é um designer? Talvez ligue para o seu Behance. Da mesma forma, vincule seu Github se você estiver na área de TI e tiver feito grandes contribuições.

Blog / Website : Tem um site, portfólio ou blog? Eles são relevantes? Adicione seu URL à sua seção de informações pessoais para exibi-lo!

  • Informações de contato para evitar

Data de Nascimento : Adicionar sua data de nascimento pode levar à idade. Adicione somente se necessário, como para trabalhos que servem bebidas alcoólicas, por exemplo.

Segundo e-mail ou número de telefone : um segundo endereço de e-mail, endereço para correspondência ou número de telefone irá apenas confundi-los (e você).

Foto / Headshot : Nos Estados Unidos, retomar imagens e fotos de perfil geralmente não são recomendadas.

3. Comece com uma declaração de cabeçalho (resumo resumido ou retomar objetivo)

A maioria dos usuários do Tinder tem pouca paciência. É preciso uma declaração espirituosa ou uma imagem provocativa para obter uma correspondência para não passar a esquerda em você.

É por isso que uma declaração de título de currículo profissional é super importante para acertar. Você tem que fazer uma declaração, com sagacidade, que pinta uma imagem atraente da sua candidatura.

4. Liste sua experiência de trabalho relevante e principais conquistas

Se você pensar em seu currículo como uma refeição chique, a seção de experiência de currículo é o prato principal.
Você eliminou o aperitivo com as seções anteriores, então agora é hora de preencher seu histórico de trabalho e conquistas passadas antes de seguir em frente.
Vamos percorrer os vários componentes de histórico de trabalho da seção de experiência de currículo perfeita agora.

Como formatar a seção de experiência de trabalho de currículo

  • Cargo – Isso deve estar no topo de cada entrada do histórico de trabalho, para que seja fácil para os possíveis empregadores digitalizar e encontrarem. Torne-o em negrito e / ou aumente o tamanho da fonte em 1pt ou 2pts no restante da entrada.
  • Empresa, cidade, estado – Na segunda linha, inclua o nome da empresa do empregador anterior e a cidade e o estado do local em que você trabalhou.
  • Datas Empregadas – Terceiro, coloque o prazo do seu emprego lá. Você pode adicionar o ano ou o mês e ano, mas não há necessidade de colocar os dias exatos.
  • Principais Responsabilidades – Não liste apenas todas as tarefas que você fez em seu histórico de trabalho. Concentre-se nos poucos deveres mais relevantes para o novo emprego.
  • Principais conquistas – Muitas vezes esquecido, mas super importante. Os empregadores sabem que você fez, mas eles precisam saber o quão bem você os fez.
  • Palavras-chave – É importante espalhar as palavras-chave em toda a seção de experiência (falaremos mais sobre isso em breve).

Se adicionar mais de uma entrada de histórico de trabalho à sua seção de currículo ou experiência de currículo, inicie com a posição mais recente e volte em ordem cronológica inversa a partir daí.
Use cinco ou seis pontos (combinados) para expor seu caso nas responsabilidades e realizações de cada entrada.
Além disso, os pontos da sua seção de experiência devem estar próximos ao topo do seu currículo, logo abaixo da instrução de título. No entanto, se você tiver pouca ou nenhuma experiência profissional, coloque sua seção de educação acima do seu histórico de trabalho.

5. Aliste sua instrução corretamente


Muitas pessoas tratam a seção de educação como uma reflexão tardia, mas você não deveria.

Veja como colocar a educação em seu currículo para que você não seja educado:

  • O direito de retomar a ordem de ensino é colocar primeiro o seu grau mais alto.
  • Adicione outros graus depois em ordem cronológica inversa.
  • Se você concluiu um curso universitário, não adicione informações do ensino médio.
  • Adicione qualquer curso relevante, honras ou prêmios que você recebeu.

Simples, né?

6. Colocar habilidades relevantes que se encaixam no anúncio de emprego

Imagine um pedaço de carne bovina (a variedade de vacas, não Chris Hemsworth), agora imagine um bife bem cozido e perfeitamente temperado.
Seu currículo é um desses dois: ou está despreparado para ser atendido, ou é o principal corte polvilhado com as habilidades perfeitas de currículo .

  • Habilidades Duras vs. Habilidades Moles

Habilidades difíceis são habilidades específicas e know-how (por exemplo, Photoshop, caixa registradora).
As habilidades leves são atributos auto desenvolvidos, aprendidos na vida (por exemplo, habilidades sociais, adaptabilidade).Combinados, eles formam um conjunto de habilidades , que é a gama de habilidades e habilidades de um candidato a emprego.

Quais habilidades para colocar em um currículo?

Quando você considera como criar um currículo que vai definitivamente se   destacar, tem tudo a ver com aspersão de suas habilidades por toda parte. Mas também faz sentido ter uma grande seção chamada “HABILIDADES”.
Lembre-se que descrição do trabalho que você tinha à mão a partir de mais cedo?
Aqui está algumas habilidades comuns para colocar em um currículo:

  • Habilidades de comunicação – Elas podem incluir habilidades sociais, comunicação não verbal, habilidades de escuta e habilidades interpessoais.
  • Habilidades técnicas –  Conhecimento necessário para executar tarefas específicas, como habilidades com computadores ou habilidades administrativas.
  • Habilidades específicas para o trabalho – proeza especial que a empresa exige especificamente.

7. Incluir Seções Recentes Importantes Adicionais

Aqui está a coisa – todos os currículos incluem as seções acima. Mas o que deve incluir um currículo para torná-lo personalizado?

Faça o seu currículo único, incluindo seções adicionais de currículo:

Seções adicionais sobre o seu CV / currículo podem mostrar praticamente qualquer coisa sobre você, desde suas comendas orgulhosas até idiomas nos quais você é fluente e muito mais.

Aqui estão algumas recomendações para seções extras a serem incluídas no seu currículo, que ajudarão você a se destacar:

  • Hobbies e interesses

Você pode não pensar que o seu amor por futebol e ser o treinador assistir séries seria de interesse para um potencial empregador.
No entanto, listar seus hobbies e interesses sutilmente prova sua capacidade de trabalhar bem em equipe, e o coaching pode verificar sua liderança e experiência em gerenciamento.

  • Trabalho voluntário

Voluntariado aumenta a empregabilidade, segundo estudos. Para a maioria dos candidatos a emprego, listar qualquer experiência de voluntariado como uma das suas seções de CV adicionais é uma ótima maneira de mostrar seu compromisso e valores. Também lhes permite saber que você não se importa apenas com o dinheiro. Para os candidatos iniciantes ou iniciantes que não têm experiência, o trabalho voluntário é um excelente substituto.

  • Certificações e prêmios

Tem alguma certificação, licença ou prêmio orgulhoso para mostrar? Se eles são relevantes para o trabalho e para a indústria, inclua-os!
Colocado em primeiro lugar em um cook-off chili na feira estadual? Se você está procurando ser um cozinheiro, definitivamente ajudará. Da mesma forma, uma certificação de segurança alimentar ou licença de manipulador de alimentos que você já tem certamente seria a seu favor.

  • Línguas


Falar outra língua? Impressionante!
Listar habilidades linguísticas em um currículo apenas aumenta sua utilidade como funcionário, especialmente em corporações internacionais ou localidades onde há uma grande população falando esse segundo idioma. Liste o idioma, a variação internacional (espanhol da América Latina, por exemplo) e seus níveis de fluência no idioma.

  • Publicações e projetos

Tem postagens de convidados ou artigos escritos em um blog, jornal, revista científica ou em outro lugar? Se estiver relacionado ao seu campo, como para escritores ou pesquisadores, um link de URL ocupa pouco espaço em seu currículo, mas destaca sua influência. Se o material publicado não estiver on-line, crie uma breve bibliografia das obras que você gostaria que elas reconhecessem.

8. Complemente seu currículo com uma carta

Você precisa de uma carta de apresentação, definitivamente.

Sua carta de apresentação ou carta de pedido de emprego permite expandir as coisas que você precisa para manter breve em seu currículo. Além disso, permite que você fale facilmente em frases normais !
Soa como um exagero?
Pense de novo.

Mais da metade dos empregadores acha que um currículo não é suficiente para tomar uma decisão.

Além disso, uma ótima carta de apresentação que corresponda ao seu currículo lhe dará uma vantagem sobre os outros candidatos.

9. Revise, salve e envie por e-mail seu currículo da maneira correta

Você está quase lá, mas não o envie ainda.
Aqui estão algumas práticas recomendadas de currículo para se ter em mente, assim você pode ter certeza de que escreveu um currículo perfeito.

Revise e verifique novamente

Verifique novamente seu currículo ou retome o rascunho antes de enviá-lo. Analise seu currículo e carta de apresentação (e e-mail!) Com uma ferramenta como a gramática. Em seguida, peça a um amigo ou membro da família para fazer uma verificação tripla.

Melhor prevenir do que remediar!

Enfim você não precisa mais ter medo de fazer um currículo. Este é um resumo de nossas dicas profissionais sobre como fazer um currículo para um trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Como se candidatar a empregos em site de empresas

Como se vestir para uma entrevista de emprego